Quantas vezes o Brasil foi indicado a melhor filme internacional?


As produções nacionais já estiveram na lista de indicados ao Oscar treze vezes. A primeira vez foi em 1960 com o filme “Orfeu Negro” e a última foi em 2020 com o documentário “Democracia em Vertigem”. Lista de indicados ao Oscar será divulgada nesta quinta (23)
O anúncio oficial dos indicados ao Oscar deste ano será feito nesta quinta-feira (23). No Brasil, a torcida para que o filme “Ainda estou aqui” e a atriz Fernanda Torres estejam na corrida ao prêmio é grande. No início do mês, a brasileira ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por sua atuação em “Ainda estou aqui”.
No Globo de Ouro 2025, o filme de Walter Salles também concorria na categoria de melhor filme em língua não inglesa, mas o prêmio foi para o francês “Emilia Pérez”, maior indicado da noite, com dez nomeações no total.
A vitória de Fernanda Torres é inédita para o país na categoria. Fernanda concorria com Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).
🎬 Essa é a primeira vitória do país no Globo de Ouro desde 1999, quando “Central do Brasil” venceu como melhor filme em língua estrangeira. O longa de 1998 é protagonizado pela mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, que também atua em “Ainda estou aqui”. Leia aqui a crítica do filme.
APCA premia ‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Kubrusly – Mistério Sempre Há de Pintar por Aí’, duas produções do Globoplay
Reprodução/TV Globo
O longa também levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e diversos elogios da imprensa estrangeira.🏆 Veja as premiações internacionais que o filme “Ainda estou aqui” já concorreu e quais ainda pode ganhar:
Já concorreu
➡️ Festival de Veneza
Melhor roteiro (vencedor)
Green Drop Award
➡️ Vancouver International Film Festival
Prêmio do público (vencedor)
➡️ Mill Valley Film Festival
Filme Favorito do Público (vencedor)
➡️ Miami Film Festival GEMS
Filme Favorito do Público (vencedor)
➡️ Festival de Pessac, na França
Prêmio do público (vencedor)
Prêmio Danielle Le Roy (vencedor)
➡️ Astra Film Awards
Melhor Filme Internacional
➡️ Globo de Ouro
Fernanda Torres – Melhor Atriz de Drama (vencedora)
Melhor Filme de Língua Não-Inglesa
Ainda pode vencer
Critics Choice – 26 de janeiro
Na premiação, que acontece no dia 26 de janeiro, o longa foi indicado a Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Fernanda Torres não foi indicada, mas ganhou uma homenagem na “Latino Celebration” feita pela associação em outubro.
Satellite Awards – 26 de janeiro
Nos Satellite Awards, “Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres foram indicados nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz em Filme de Drama, respectivamente.
Premios Goya – 8 de fevereiro
O longa foi indicado ao Goya 2025, principal premiação do cinema espanhol, como um dos melhores filmes íbero-americanos.
BAFTA – 16 de fevereiro
O prêmio, considerado o “Oscar britânico”, anunciou a pré-lista de indicados no dia 3. “Ainda Estou Aqui” está entre os selecionados para Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, mas Fernanda Torres não entrou para a categoria de Melhor Atriz.
A lista de indicados será divulgada no dia 15 de janeiro.
Oscar – 2 de março
As indicações ao Oscar serão anunciadas no dia 23 de janeiro. Na lista de pré-indicados, divulgada no dia 17 de dezembro, “Ainda estou aqui” estava entre os 15 selecionados para o Oscar de melhor filme internacional. Essa lista prévia não existe para a categoria de Melhor atriz, então ainda não se sabe se Fernanda Torres segue na corrida para o prêmio.
Filmes brasileiros indicados ao Oscar
O Brasil já esteve na lista de produções indicadas ao Oscar treze vezes. A primeira vez foi em 1960 com o filme “Orfeu Negro”. Na lista, também estão:
“O Pagador de Promessas” (1963)
“Raoni” (1979)
“O Beijo da Mulher-Aranha” (1986)
“O Quatrilho” (1996)
“O Que é isso, Companheiro?” (1998)
“Central do Brasil” (1999)
“Uma História de Futebol” (2001)
“Cidade de Deus” (2004)
“Lixo Extraordinário” (2011)
“Sal da Terra” (2015)
“O Menino e o Mundo” (2016)
“Democracia em Vertigem” (2020)
Filmes brasileiros indicados ao Oscar
Reprodução/ GloboNews
Oscar: Cineasta Emílio Domingos explica como são escolhidos os indicados ao prêmio

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lillian Morgan

Endeavor bachelor but add eat pleasure doubtful sociable. Age forming covered you entered the examine. Blessing scarcely confined her contempt wondered shy.

Follow On Instagram

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categories

Tags

    Edit Template

    About

    Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

    Tags

      © 2023 Created with Royal Elementor Addons