Oscar 2025 revela indicados nesta quinta-feira; veja as chances de ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres


Academia de Hollywood finalmente anuncia lista completa nesta quinta-feira (23) após dois adiamentos. Especialistas avaliam que brasileira tem chances reais de receber indicação. As chances de ‘Ainda estou aqui’ e as principais categorias nas indicações do Oscar
Os indicados ao Oscar 2025 serão revelados pela Academia de Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nesta quinta-feira (23) — e os brasileiros finalmente vão descobrir se “Ainda estou aqui” e Fernanda Torres foram selecionados.
O anúncio acontece a partir das 10h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no g1.
O Oscar 2025 acontece em 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.
Pela primeira vez em 20 anos, o Brasil tem chances claras e inequívocas de conseguir ao menos uma indicação ao Oscar, com “Ainda estou aqui”.
A produção dirigida por Walter Salles é presença praticamente garantida entre os melhores filmes internacionais — categoria da qual o país esteve ausente desde “Central do Brasil” (1998), também do cineasta.
Mas há quem diga também que a adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva ainda pode ser lembrada como melhor roteiro adaptado (depois de ganhar o prêmio no Festival de Veneza) e como melhor atriz (ainda mais depois de Fernanda Torres ganhar um Globo de Ouro no começo de janeiro).
E pensar que Fernanda quase ficou de fora do filme. Mariana Lima era a primeira escolha do cineasta.
A lista dos indicados será anunciada depois de dois adiamentos por causa dos incêndios que atingiram Los Angeles e que já deixaram mais de 25 mortos e dezenas de milhares de desabrigados.
As mudanças de datas e o alongamento do período de votação pode ter impacto direto nos escolhidos pelos mais de 10 mil membros da Academia. Afinal, 60% deles moram na cidade.
Estatueta do Oscar ainda coberta, antes da premiação de 2022
Eric Gaillard/Reuters
Prêmios e rivais
Além de ganhar dois Globo de Ouro, “Ainda estou aqui” chega gabaritado pela indicação a outros prêmios importantes, como o britânico Bafta (premiação inglesa que tem muitos membros em comum com a Academia). Lembre dos concorrentes da produção no Globo de Ouro.
No entanto, sem querer parecer afobado, o favorito na categoria ainda é o francês “Emilia Pérez”, que deve ser um dos líderes em número de indicações, inclusive na categoria principal, e que, por isso, se tornou o grande alvo do público brasileiro.
Já Fernanda, mesmo de fora da lista inglesa, ainda tem grandes chances de ser lembrada pela Academia — pelo menos de acordo com especialistas de Hollywood acompanhados pelo g1 (veja mais abaixo).
O prêmio no Globo de Ouro ajudou sua campanha e colocou o filme, e a atuação, no radar dos membros votantes em uma categoria que raramente indica atrizes “internacionais”.
Muitos especialistas veem uma disputa pela quinta vaga da categoria de atuação entre a brasileira e Marianne Jean-Baptiste (“Hard truths”), que foi indicada ao Bafta.
A maioria concorda, no entanto, que a categoria deve ter a favorita Demi Moore (“A substância”), Mikey Madison (“Anora”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Cynthia Erivo (“Wicked”).
Foto tirada durante ‘Ainda estou aqui’ com a família protagonista do filme
Divulgação
As chances de ‘Ainda estou aqui’
Qualquer tentativa de prever como escolherão os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana é puro achismo. O que não significa que não se pode tentar.
Por isso, o g1 montou os gráficos abaixo, que vão acompanhar cinco dos principais rankings de prováveis indicados ao Oscar 2025 e tirar uma espécie de média entre eles para determinar o possível destino de “Ainda estou aqui” e seus principais concorrentes.
Para tanto, foram considerados apenas veículos especializados de Hollywood que elencavam suas opiniões para cada uma das três categorias. São eles:
“Variety”
“The Hollywood Reporter”
Next Best Picture
Gold Derby
Awards Watch
Veja abaixo a última atualização, desta quarta-feira (22):

“Ainda estou aqui” firmou de vez sua segunda colocação na categoria. Ou seja, a indicação é quase garantida, mas uma vitória em março ainda é difícil.
Afinal de contas, apesar das críticas de públicos da América Latina, o francês “Emilia Pérez”, vencedor dos Globos de Ouro de melhor filme em língua não inglesa e comédia ou musical, continua uma unanimidade como favorito entre os especialistas.
A novidade é mesmo a entrada da animação “Flow”, da Letônia, no lugar do italiano “Vermiglio”.
G1 JÁ VIU: Filme é sensível alerta contra o fascismo
ENTREVISTA: Fernanda Torres fala ao g1
E O OSCAR? Entenda indicações ao Oscar de filme internacional

Fernanda consolidou sua quinta colocação pela segunda atualização seguida, descolada de Jean-Baptiste.
No topo da lista, Moore segura seu favoritismo pela segunda atualização seguida, após vencer o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical.

A premiação do Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA, na sigla em inglês) até ajuda a entender as chances de possíveis indicados ao Oscar, mas suas regras rígidas e diferentes não a tornam a mais confiável dos indicadores.
Mesmo assim, as alterações nas análises refletem os indicados da organização, anunciados no último dia 15.
O reconhecimento de “Assassino por acaso” empurrou “Ainda estou aqui” para baixo, mesmo que o roteiro brasileiro nem sequer pudesse concorrer ao prêmio do sindicato.
Ou seja, a batalha na categoria é a mais difícil, mas surpresas ainda podem acontecer.
Por outro lado, todos continuam a concordar que “Conclave” é a força a ser batida na categoria — uma perspectiva que só deve ter aumentado após a vitória na categoria do Globo de Ouro, e que não foi afetada pela ausência no WGA Awards.
‘Termômetros do Oscar’ apontam as chances de ‘Ainda estou aqui’
Initial plugin text

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lillian Morgan

Endeavor bachelor but add eat pleasure doubtful sociable. Age forming covered you entered the examine. Blessing scarcely confined her contempt wondered shy.

Follow On Instagram

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categories

Tags

    Edit Template

    About

    Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

    Tags

      © 2023 Created with Royal Elementor Addons