‘O Iluminado’: O que há de verdade nas lendas urbanas sobre o filme


Clássico do terror foi lançado em 1980 e ganhou duas estatuetas do Framboesa de Ouro, premiação destinada às piores produções de cada ano, mas uma delas foi cancelada. Shelley Duvall em ‘O iluminado’ (1980)
Divulgação
Clássico do terror psicológico, “O Iluminado” foi lançado no fim de 1980, mas segue ligado a lendas urbanas sobre o que teria acontecido no set do filme.
Dirigido por Stanley Kubrick e baseado no livro de Stephen King, o longa segue sendo impactante para novas gerações, mas não é uma unanimidade. O filme, por exemplo, ganhou duas estatuetas do Framboesa de Ouro, premiação destinada às piores produções de cada ano.
O tratamento dado a Shelley Duvall
Kubrick foi criticado pelo tratamento severo dado a Shelley Duvall nas filmagens. Ele a isolou do resto do elenco e a criticava na frente de todos, na tentativa de intensificar sua sensação de isolamento e desespero. A ideia era que isso refletisse no estado emocional da personagem. A performance intensa a fez ganhar um Framboesa de Ouro, mas o prêmio foi cancelado em 2022. “Descobrimos que a atuação foi impactada pelo tratamento dado a ela por Kubrick”, disse a organização em comunicado.
Kubrick e as repetições
Detalhe de foto dos bastidores de ‘O Iluminado’ mostra Kubrick ao lado de Jack Nicholson
Guilherme Tosetto/G1
Stanley Kubrick, conhecido por sua busca pela perfeição, fez com que o elenco e a equipe gravassem várias vezes a mesma cena. A parte em que Wendy (Shelley Duvall) sobe as escadas com um taco de beisebol foi filmada 127 vezes.
O Labirinto de arbustos
O labirinto de arbustos no final do filme foi um acréscimo de Kubrick à trama do livro original de Stephen King. Construído nos estúdios Elstree, na Inglaterra, o labirinto era tão complexo que a equipe se perdia nele e precisava de mapas para encontrar a saída.
As Gêmeas Grady
As gêmeas Grady, interpretadas por Lisa e Louise Burns, em ‘O iluminado’
Divulgação
As gêmeas Grady, interpretadas por Lisa e Louise Burns, tornaram-se ícones do terror. Inspiradas por uma fotografia de Diane Arbus, as gêmeas não estavam no livro de King, mas foram uma adição de Kubrick para aumentar o fator de medo.
A Sala 237
No livro de King, o quarto assombrado é o 217, mas Kubrick mudou para 237 a pedido do hotel Timberline Lodge, onde partes do filme foram rodadas. O hotel temia que ninguém quisesse se hospedar no quarto 217 após o lançamento do filme.
Jack Nicholson
O Iluminado é protagonizado por Jack Nicholson
Divulgação/Sesc
Jack Nicholson, que interpretou Jack Torrance, usou um método de atuação cheio de peculiaridades para se preparar para seu papel. Ele se isolou do elenco e da equipe e manteve-se em um estado constante de tensão e agressividade. A famosa cena “Here’s Johnny!” foi improvisada por Nicholson e se tornou uma das mais icônicas do cinema.
Muitas mudanças no roteiro
Kubrick era conhecido por reescrever o roteiro diariamente. Isso causou frustração no elenco, especialmente em Nicholson, que parou de ler as novas versões do roteiro, confiando em sua improvisação e instintos.
Teorias da conspiração
“O Iluminado” gerou teorias da conspiração. Uma das mais famosas é que o filme é uma confissão de Kubrick sobre sua participação na falsificação das filmagens da chegada do homem à lua. Os teóricos apontam para pistas como o suéter de Danny com o foguete Apollo 11.
Stephen King curtiu?
King, autor do livro original, não gostou da adaptação de Kubrick. Ele criticou a interpretação de Jack Nicholson e as mudanças significativas na história. Anos depois, King produziu sua própria versão para a TV, que seguiu mais seu livro de maneira mais fiel.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lillian Morgan

Endeavor bachelor but add eat pleasure doubtful sociable. Age forming covered you entered the examine. Blessing scarcely confined her contempt wondered shy.

Follow On Instagram

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categories

Tags

    Edit Template

    About

    Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

    Tags

      © 2023 Created with Royal Elementor Addons