Gustavo Mioto é certeiro e corajoso ao apontar a mesmice da música sertaneja


♫ OPINIÃO
♩ Todo mundo sabe que, nos últimos anos, a música sertaneja está sendo produzida em escala cada vez mais industrial, seguindo padrões rítmicos e melódicos que se afinam com o mercado. Sem falar nas letras repetitivas. Mas todo mundo mantém um silêncio providencial.
Por isso, é louvável a atitude do cantor, compositor e músico paulista Gustavo Mioto ao apontar a mesmice do gênero no podcast g1 ouviu. Em entrevista às jornalistas Dora Guerra e Marília Neves na tarde de hoje, 21 de janeiro, Mioto foi certeiro, corajoso e direto ao analisar o momento artisticamente ruim do gênero.
“Eu acho que o sertanejo não tem caminhado em questão de qualidade. Não estou generalizando, não é todo mundo do sertanejo que está andando igual curupira, mas a grande maioria tem copiado muito as coisas, tentado fazer mais do mesmo só pelo desespero de fazer dar certo”, disse o artista, em reflexão pertinente.
Até as capas dos discos dos artistas sertanejos parecem reproduzir a mesma estética, e esse molde já está desgastado. Tudo soa igual. E nem sempre foi assim.
Como gênero musical de massa, a música sertaneja sempre foi controlada pela indústria fonográfica. Mas havia diferenças, inclusive vocais. O canto anasalado de Chitãozinho & Xororó é singular. O estilo lacrimoso da dupla Leandro & Leonardo também era diferenciado. Havia identidade no repertório de Zezé Di Camargo & Luciano. E também no cancioneiro de Victor & Leo. Ou mesmo no canto mais pop de Luan Santana.
Na ala feminina, Roberta Miranda e Marília Mendonça (1995 – 2021) conseguiram impor um estilo próprio de canto e composição. Elas não se pareciam com ninguém como cantoras e compositoras.
Tais particularidades parecem diluídas no mercado sertanejo nos correntes anos 2020. Fica difícil diferenciar uma dupla da outra. As letras versam sobre um mesmo universo com poucas variações temáticas. Enfim, a sensação é de quase todos os artistas do gênero estão no piloto automático.
Como o próprio Gustavo Mioto ressalta no podcast g1 ouviu, é injusto generalizar. Claro que sempre um artista ou outro sobressai. Ana Castela, por exemplo, chegou chegando em 2022 ao conectar o sertanejo com ritmos como funk e dance music.
Mas é inegável que a qualidade da música sertaneja já foi bem mais alta dentro dos padrões populares do gênero. Tomara que a fala sincera de Gustavo Mioto dê uma sacudida nos cantores e duplas que disputam um mercado cada vez mais automatizado.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lillian Morgan

Endeavor bachelor but add eat pleasure doubtful sociable. Age forming covered you entered the examine. Blessing scarcely confined her contempt wondered shy.

Follow On Instagram

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categories

Tags

    Edit Template

    About

    Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

    Tags

      © 2023 Created with Royal Elementor Addons