‘Assassin’s creed shadows’ é ambicioso ao trazer dois heróis em Japão feudal recriado em detalhes; g1 jogou


Game de mundo aberto da Ubisoft traz novamente o mundo dos assassinos da conhecida série de jogos aos videogames da nova geração e computadores em 20 de março. Buscando levar o jogador a reviver períodos marcantes da história humana usando como premissa o fato de que o DNA carrega memórias de algo que ancestrais viveram, a famosa franquia “Assassin’s creed” levou jogadores para quase todos os cantos.
A série de jogos foi ao Egito Antigo, à Grécia Antiga e à Idade Média, à Revolução Francesa e à Industrial, à independência dos Estados Unidos e à Itália do Renascimento. Tudo por meio de uma tecnologia que, no universo do jogo, recria essas memórias dos antepassados virtualmente.
E, claro, deu a oportunidade de assassinar muitos inimigos e descobrir muitos outros ao longo desses 18 anos desde a estreia do primeiro game lá no PlayStation 3 e no Xbox 360.
Faltava ao jogador entrar no mundo do Japão Feudal, uma solicitação dos fãs há anos e que combina perfeitamente com a franquia. Além de ter cultura e história riquíssimas, o período histórico tem a possibilidade de unir combates de samurais com a exploração furtiva de ninjas em um jogo só.
“Assassin’s creed shadows” recria esse Japão do Século XVI em um game com um mundo aberto para ser completamente explorado e apreciado por sua beleza e riqueza cultural. O game é lançado para computadores, PlayStation 5 e Xbox Series X e S em 20 de março.
O g1 teve acesso a uma versão prévia do título que, embora o jogo ainda esteja inacabado, foi possível testar os novos recursos e o mundo da época, repleto de detalhes, com paisagens de tirar o fôlego, missões que envolvem combates empolgantes e, também, e muitos mistérios.
Assista ao trailer de ‘Assassin’s creed shadows’
Dois personagens, mundo ambicioso
A trama de “Assassin’s creed shadows” une dois personagens com histórias e motivações distintas que passam a lutar por um objetivo comum. O Japão está dividido na época com muitas batalhas entre as regiões do país, disputadas por poderosos. Neste mundo, ambos heróis buscam justiça e vingança.
Yasuke, um guerreiro negro lendário das histórias japonesas, tem como foco o uso de sua força para os combates. Naoe tem habilidades que lembram mais os diversos assassinos dos títulos da franquia: é uma combatente ágil, escaladora e pode andar sem ser vista.
Embora os dois tenham um estilo de jogo bastante similar para cumprir seus objetivos, que envolvem entrar em locais sem ser vistos e combaterem inimigos, há diferenças notáveis entre eles. Enquanto Yasuke é mais focado em combates e é extremamente forte, podendo utilizar armas maiores, Naoe é mais ágil e veloz, o que faz com que ela escale e se esconda dos adversários mais rapidamente quando for necessário.
Yasuke em seu cavalo em cena de ‘Assassin’s creed shadows’
Divulgação/Ubisoft
A ideia do game é que o jogador seja livre para escolher o momento certo para usar os heróis e atender sua necessidade na missão. Nos testes que o g1 participou, foi mais eficiente usar Yasuke para combater um grande grupo de adversários em um local aberto e utilizar Naoe para entrar em uma cidadela ou castelo sem ser vista pelos guardas – e, nas “sombras”, ela pode eliminar cada um deles.
A liberdade permite usar cada um dos personagens em qualquer situação se assim o jogador desejar. Yasuke pode chegar quebrando os portões com sua força e dar cabo de diversos inimigos ao mesmo tempo. A ação, obviamente, não é nada discreta e atrai mais guardas para o local. Assim como Naoe, ele também pode escalar muros e telhados para evitar ser visto, mas realiza essas ações com menor velocidade e, dependendo do momento, pode ser visto facilmente.
Naoe ataca sorrateiramente em cena de ‘Assassin’s creed shadows’
Divulgação/Ubisoft
Quem quiser uma investida mais discreta neste exemplo pode usar Noue, que usa as sombras e suas habilidades mais acrobáticas para realizar esta mesma invasão de forma furtiva. Ao conseguir chegar a um ponto alto, ela pode marcar os inimigos que estão em seu caminho e, sorrateiramente, eliminar cada um deles.
É possível saltar e eliminá-los rapidamente com a “hidden blade”, a arma clássica da franquia que os assassinos usam em todos os games. A vegetação alta e a escuridão são aliados para eliminar os adversários no solo sem que eles a vejam.
Diferentemente de Yasuke, a ninja (ou shinobi, no original) possui um gancho com cabo que permite escalar locais mais altos do que o seu colega. Assim, ela tem uma vantagem tática em infiltrações que exigem maior discrição, pode ver o território que precisa ser acessado e dá ao jogador a possibilidade de planejar melhor o que fazer em seguida.
Quando precisa entrar em combate, ela possui habilidades de combate que também podem dar conta dos adversários. Pelo menos no teste, embora consiga dar cabo do desafio, foi mais difícil enfrentar inimigos de nível mais alto com ela do que com Yasuke.
A dupla possui árvores de habilidades distintas para evoluir o que podem fazer ao longo do jogo. No teste, foi apresentada uma árvore já montada mas com pontos extras para distribuir e testar diversas maneiras de evolução dos heróis para o modo como se quer jogar o game.
Com Yasuke, foi mais eficiente evoluir sua capacidade de usar armas maiores e mais pesadas que, embora sejam mais lentas para golpear, causam bem mais dano nos inimigos ao serem atingidos.
Há golpes especiais, também: um deles faz com que ele dê um chute que manda os adversários para bem longe, o que ajuda em momentos em que ele está encurralado, e outro em que ele parece carregar sua força para atacar com sua arma com mais força, eliminando quase que imediatamente quem estiver pela frente.
Naoe tem uma habilidade que ataca rapidamente um adversário com muitos golpes, tirando boa parte de sua vida e pode atirar pequenas lâminas, eliminando inimigos à distância, o que é excelente para o seu estilo de jogo.
Embora os personagens fiquem mais fortes ao longo da aventura, ainda dependem da habilidade do jogador para ter sucesso nos combates. Além de atacar com golpes fracos e fortes, o jogador pode realizar contra-ataques eficientes com uma esquiva no momento certo ou desviar golpes ao pressionar o botão de defesa no momento certo, repelindo a investida adversária.
Naoe andando furtivamente em cena de ‘Assassin’s creed shadows’
Divulgação/Ubisoft
Exploração detalhada
Na franquia “Assassin’s creed”, a Ubisoft sempre realizou um trabalho impecável de mostrar o mundo da época em que o jogo em questão era retratado.
A Londres de “Assassin’s creed syndicate” tinha a melancolia, a fumaça e a sujeira da cidade do começo da Era Industrial. A trilogia de Ezio mostrou uma Itália cheia de vivacidade e cor no Renascentismo e “AC Valhalla” apresentou detalhes da cultura viking.
Em “Shadows”, usando o poder dos computadores mais poderosos e dos videogames da atual geração (o game é o primeiro que não será lançado para PS4 e Xbox One), o estúdio tentou ir além para mostrar um mundo vivo, amplo e com muitos detalhes.
Ao subir em locais para abrir novas partes do mapa (similar às torres de “Assassin’s creed” anteriores”, é possível ver o cenário em grandes distâncias sem perder o detalhamento. Há castelos, cidadelas, florestas, campos abertos, rios e o mar. As cidades são cheias de personagens realizando suas atividades e muitos vão dar informações úteis para Naoe e Yasuke avançar em seus objetivos.
Esta é uma novidade em “Assassin’s creed shadows”: muitas vezes, o jogo não vai pegar você na mão e apontar no mapa onde está o próximo objetivo. Será necessário obter pistas ao conversar com moradores daquele local ou com pessoas que fazem parte da missão para saber para onde ir ou onde encontrar o seu alvo.
Muitos segredos estão espalhados pelo mapa e quanto mais o jogador explorar, mais informações úteis vai descobrir.
Yasuke caminha em belo cenário de ‘Assassin’s creed shadows’
Divulgação/Ubisoft
O teste mostrou que “Assassin’s creed shadow” é bastante promissor em trazer uma aventura com muito conteúdo e com bastante duração. O visual do game traz belos detalhes que estimulam a exploração do mundo.
Os combates seguem gratificantes e desafiadores, com inimigos que dão trabalho e com habilidades que certamente atendem todo o tipo de jogador. Vai ser interessante ver como Yasuke e Naoe serão usados em diversas oportunidades de maneiras diferentes por todo o tipo de gente. Resta saber se tudo isso será suficiente para prender a atenção do jogador a partir de 20 de março.
Naoe e o vasto mundo de ‘Assassin’s creed shadows’
Divulgação/Ubisoft

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